Rádio Cidade Alta Fm – 105,9

Notícias

Autoridades e lideranças indígenas se reúnem mais uma vez para solucionar ocupações irregulares em Santa Helena

Publicado por José Aparecido Andrade em 15/04/2018 às 11:57 am - Nenhum comentário

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), uma audiência envolvendo lideranças indígenas da região, Ministério Público, defensoria pública, prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, representantes da Itaipu Binacional e dos agricultores de Santa Helena.

A reunião foi realizada no Fórum da Comarca de Santa Helena, onde foram ouvidas as lideranças indígenas no que diz respeito a situação dos índios instalados em áreas com ocupação irregular em Santa Helena.

Fabiane Morandi, Secretária de Assistência Social do Município de Santa Helena, explicou que foi realizado um trabalho de cadastramento dos indígenas nas quatro ocupações irregulares no município de Santa Helena, onde se chegou ao número de 39 famílias com 141 pessoas, sendo 85 adultos e 56 crianças.

O promotor de Justiça de Santa Helena, Adilto Luiz Dall’Oglio Junior, explicou que a reunião foi realizada para ouvir a opinião dos indígenas, quanto a proposta de realocação destas famílias que hoje vivem em áreas ocupadas irregularmente.

Dall’Oglio, disse que existem ações ajuizadas na Justiça Federal a respeito da demarcação de terras indígenas e o que se pretende com essas reuniões, é evitar a judicialização do tema e construir uma solução amigável juntamente com os indígenas, e que também beneficie a população santa-helenense.

Durante a reunião houve exaltação de ânimos por parte dos presentes mas, de acordo com o promotor de Justiça, desde o início das tratativas os indígenas têm se mostrado muito abertos ao diálogo.

Uma nova reunião está marcada para os próximos dias, envolvendo somente líderes indígenas, onde o objetivo é que eles criem uma nova solução, ou seja, uma contraproposta para ser apresentada à Itaipu, quanto a alocação dos indígenas que se encontram instalados irregularmente em Santa Helena.

Para o professor indígena, Teodoro Tupã Alves, da Aldeia Itamarã, de Diamante do Oeste, que representa os indígenas da região, “ninguém quer sair perdendo, nem os produtores, nem os indígenas portanto estamos aqui para o diálogo em busca de uma solução que seja boa para ambos os lados”.
3d5a80e6124ca48615902f7a824f7997


Deixe um comentário

*

No Ar

Tarde Musical Especial - Automático

Top 5

Maiara e Maraisa

Você faz falta aqui

Henrique e Diego

Malbec

Marilia Mendonça

Eu sei de cor

Michel Teló

O Mar parou

Marcos e Belutti

Solteiro Apaixonado

Enquete

O que você achou do novo formato do Jornal CIDADE EM FOCO?

View Results

Loading ... Loading ...

Find us on Facebook

No Banner to display