Cidade Alta FM

A Rádio do coração do Povo Diamantense

ADMINISTRADA PELA ADECADI

Presidente da Copel virá a Santa Helena para debater melhorias no fornecimento de energia na região

Após as frequentes quedas de energia que estão causando prejuízos a agricultores e empresários da região, os municípios de Santa Helena, Missal, Entre Rios e Pato Bragado se uniram para reivindicar investimentos e melhorias no fornecimento de energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia.

Casos de mortes de suínos, frangos e peixes em decorrência da falta de energia foram registrados nestes quatro municípios o que motivou as lideranças do Executivo e também Legislativo a tomar providências. Neste sentido, na última quarta-feira (21), os vereadores santa-helenenses, Antonio Luis Schlickmann, Valmir Federizzi e o diretor da Câmara, Cláudio Martinelli, juntamente com o prefeito de Missal, Eduardo Staudt, além de lideranças de Pato Bragado, reuniram-se em Curitiba com os assistentes da Presidência da Copel Rodrigo Priss e Ubirajara Blum, para confirmar a vinda do presidente da empresa Daniel Slaviero para a região, em um encontro com produtores rurais, empresários e líderes dos municípios envolvidos.

Segundo Priss, esta reunião está agendada para o dia 12 de setembro, na Câmara de Vereadores de Santa Helena com a presença do presidente, diretores e gerentes das agências da Copel: “Estamos cientes da situação na região Oeste e iremos ouvir pessoalmente as demandas dos agricultores, empresários e lideranças dos municípios,” afirma Priss.

A Reunião

Na primeira semana de setembro, prefeito e vereadores dos quatro municípios da microrregião estarão imbuídos em convidar os produtores e empresários que identificaram problemas no fornecimento de energia para participar da reunião e assim, juntamente com a Copel, estabelecer um plano de trabalho que visa solucionar ou então amenizar as frequentes quedas que estão “tirando o sono” de quem depende da energia para trabalhar.

Articulação

Quem também está somando forças e “abraçou” a causa, foi o deputado estadual e líder do governo, Hussein Backri (PSD) que deixou o gabinete à disposição e foi o elo entre os municípios e a Copel. Ele entende que é preciso aproximar os prefeitos e vereadores do Governo, no intuito de facilitar a solução de problemas, como por exemplo, as quedas de energia que são recorrentes na região: “Conversamos com o Daniel Slaviero e iremos juntos até Santa Helena para dar uma satisfação com relação ao fornecimento de energia e também atender os pedidos das classes que estão sendo afetadas,” afirma o parlamentar.

Reivindicações anteriores

Em janeiro deste ano, o prefeito Zado e as vereadoras Gesila Bortolaci, Juliana Ladeia Costa e Tania Maffini também estiveram em Curitiba para cobrar estas melhorias e levaram a problemática até o Superintendente de Operação e Manutenção da Copel, Diego Corrêa que está ciente das reclamações dos agricultores com relação a má qualidade no fornecimento de energia. Corrêa é quem coordena toda a distribuição de energia do estado e também deverá estar em Santa Helena no dia 12 de setembro.

Depoimentos

O vereador Antonio Luiz Schlickmann, que está como presidente do Legislativo, afirma que a reunião serviu para repassar até a liderança da empresa responsável pelo fornecimento de energia as preocupações de agricultores e empresários da região: “Estamos satisfeitos com a ida até a sede da Copel em Curitiba, pois através de uma articulação conjunta, conseguimos confirmar a vinda do presidente da empresa até Santa Helena e já deixo o convite a todos que estão se sentiram lesados pelas frequentes quedas existentes a estarem presentes,” afirma o vereador.

Valmir Federizzi que representa o distrito de Moreninha, afirma que já recebeu reclamações de agricultores sobre esta situação e relata que além de tratar assuntos com a Copel, esteve uma em reunião na Secretaria de Estado Saúde: “Estamos confiantes que haverá uma mudança no fornecimento de energia após esta reunião em Santa Helena e lá em Curitiba, aproveitamos para acompanhar a diretoria do Hospital Atitude na Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com o vereador Tonico e o prefeito Zado, que busca recursos e avanços na saúde pública do município”.

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin