Cidade Alta FM

A Rádio do coração do Povo Diamantense

ADMINISTRADA PELA ADECADI

Secretaria confirma 101 mortes por gripe no Paraná

O Paraná chegou a 101 mortes por gripe em 2019, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme o boletim, divulgado nesta quarta-feira, 52,2% das mortes foram de pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com a secretaria, no fim de agosto do ano passado o estado tinha registrado 100 mortes pela doença. De janeiro a agosto de 2017, houve confirmação de 40 mortes. No mesmo período de 2016, foram 231 óbitos.

As novas mortes confirmadas nesta semana foram em Foz do Iguaçu, no oeste, Teixeira Soares, nos Campos Gerais, e Itaúna do Sul, no noroeste, segundo a secretaria.

Municípios com mais mortes:

  • Foz do Iguaçu: 18
  • Curitiba: 16
  • Cascavel: 5

O boletim indica 518 casos de Influenza confirmados no estado desde janeiro deste ano. Dos casos confirmados, 27% são de pessoas com mais de 60 anos.

Conforme a Sesa, quatro municípios (Cambará, Francisco Alves, Iporã e Itaúna do Sul), que tiveram confirmações da doença nesta semana, ainda não tinham registros neste ano. Segundo a secretaria, isso reforça a necessidade de prevenção.

Segundo o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Sesa, Renato Lopes, algumas medidas são indispensáveis para combater a gripe.

“Entre elas estão a higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada”, afirmou.

De acordo com ele, os sintomas, em geral, são o aparecimento súbito de febre, calafrios, mal-estar, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores musculares), dor de garganta, prostração, tosse seca, diarreia, vômito, fadiga, rouquidão, hiperemia conjuntival, entre outros.

G1

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin