Cidade Alta FM

A Rádio do coração do Povo Diamantense

ADMINISTRADA PELA ADECADI

Em meio à pandemia, matrículas no Ceebja diminuem 38% em Cascavel

em-meio-a-pandemia,-matriculas-no-ceebja-diminuem-38%-em-cascavel


Dados são referentes ao primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo a direção do Ceebja, alteração do ensino presencial para o online colaborou com a evasão escolar. Milhares de alunos matriculados no Ceebja não concluíram os estudos em 2020
O número de matrículas para as turmas do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) diminuiu 38,7% em Cascavel, no oeste do Paraná, conforme a direção. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.
De acordo com o diretor do Ceebja em Cascavel, Jacir da Silva Dias, a alteração do ensino presencial para o online na pandemia da Covid-19 colaborou com a evasão escolar.
“Eu acredito que a grande dificuldade no momento é essa questão de não saber lidar com as mídias. A gente tem senhoras aqui de 70 anos que não tem habilidade nenhuma nessa questão de celular e internet”, explicou.
Aulas da rede estadual de ensino do Paraná voltam gradualmente em modelo híbrido a partir de segunda-feira (10), diz Ratinho Junior
‘Vamos precisar preencher essa lacuna’, diz professora de alunos surdos sobre impacto das aulas remotas na educação especial
Conforme a Secretaria da Educação e do Esporte (Seed), mais de 30% dos alunos do Ceebja do Paraná não concluíram os estudos no segundo semestre de 2020.
Dos 79.068 alunos matriculados, 24.374 não terminaram os estudos nesse período, segundo a Seed.
Número de matrículas do Ceebja diminuiu 38% durante a pandemia, em Cascavel
RPC/Reprodução
“Tem bastante gente que, por exemplo, vai lá e compra um chip. O período de duração desse chip é de três meses, porque ele não coloca crédito e perde o número, aí faz com que ele tenha dificuldade de manter o número. Tem adolescente que usa o celular do pai e da mãe, só que no período que a mãe tem que ir trabalhar ela leva o celular, ou tem três irmãos e todos precisam usar o mesmo aparelho”, disse Dias.
Conforme o diretor, dos 980 alunos matriculados no Ceebja de Cascavel, cerca de 200 estudantes não têm participado das aulas online e nem buscado as atividades para o ensino remoto.
Além disso, menos de 200 alunos conseguem participar das aulas online. A maioria busca as atividades na escola e as realiza em casa.
“Falar que aprende como no presencial eu não acredito que consiga, mas, se você for olhar, é melhor do que o aluno não ter nenhuma forma de estar estudando.”
Ensino de Jovens e Adultos
De acordo com a Secretaria Municipal de Ensino, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do município também teve redução nas matrículas durante a pandemia.
Em 2020, a cidade contava com 350 alunos no EJA. Neste ano, o número caiu para 297 matrículas, ou seja, redução de 15%.
As escolas municipais estão com as inscrições abertas para jovens e adultos. Os interessados devem ligar na escola ou na secretaria, pelo telefone (45) 4001-2839.
Escola Aníbal Lopes – Floresta
Escola José Henrique Teixeira – Morumbi
Escola Francisco Vaz de Lima – Interlagos
Escola Maria Tereza – Santa Cruz
Escola Maria Apª Fagnani – Riviera
Escola Maria Fumiko -Tarumã
Escola Maria Neres – Jardim União
Escola Zumbi dos Palmares – assentamento Valmir Mota
Centro Paulo Freire – próximo à Rodoviária (manhã, tarde e noite)
As matrículas para o Ceebja são semestrais e, por isso, serão abertas em junho.
VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin