Cidade Alta FM

A Rádio do coração do Povo Diamantense

ADMINISTRADA PELA ADECADI

São Miguel do Iguaçu deve melhorar análise de planilhas de custos em licitações

sao-miguel-do-iguacu-deve-melhorar-analise-de-planilhas-de-custos-em-licitacoes

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou à Prefeitura de São Miguel do Iguaçu que aprimore a análise de planilhas de custos apresentadas junto às propostas de empresas interessadas em suas futuras licitações, a fim de poder afastar prontamente aquelas que sejam consideradas inexequíveis.

A medida foi indicada pelos conselheiros ao julgarem parcialmente procedente Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) formulada por uma das participantes do Pregão Eletrônico nº 22/2021, lançado por esse município da Região Oeste do Paraná.

O procedimento licitatório resultou na contratação de firma especializada na realização do transporte de resíduos sólidos e outros serviços no perímetro urbano local. Entre os resíduos a serem transportados, estão os de jardinagem, poda de árvores, corte de grama e roçada.

Conforme o relator do processo, conselheiro Nestor Baptista, a emissão da recomendação foi fundamentada em impropriedade apontada pela representante no referido certame. Segundo ele, ficou demonstrado que os valores referentes a pagamentos devidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informados nas propostas vencedoras estavam subavaliados.

Para Baptista, tal situação pode impor, no decorrer da execução contratual, a necessidade de acréscimo de valores. “O objetivo da planilha de preços é demonstrar todos os custos unitários para a formação final do preço dos serviços a serem adquiridos. Negligenciar sua análise é, portanto, inserir sérios riscos na execução do contrato”, explicou em seu voto.

Os demais membros do órgão colegiado da Corte acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 16/2021, concluída em 16 de setembro. Não houve recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 2237/21 – Tribunal Pleno, publicado no dia 22 do mesmo mês, na edição nº 2.627 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). O processo transitou em julgado no dia 19 de outubro.

 

Serviço

Processo nº: 211159/21
Acórdão nº: 2237/21 – Tribunal Pleno
Assunto: Representação da Lei nº 8.666/1993
Entidade: Município de São Miguel do Iguaçu
Relator: Conselheiro Nestor Baptista

Compartilhe isso

O post São Miguel do Iguaçu deve melhorar análise de planilhas de custos em licitações apareceu primeiro em Portal Costa Oeste.

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin