Cidade Alta FM

A Rádio do coração do Povo Diamantense

ADMINISTRADA PELA ADECADI

Prefeitura de São Miguel presta esclarecimentos sobre as obras do projeto ‘Avançar Cidades’

prefeitura-de-sao-miguel-presta-esclarecimentos-sobre-as-obras-do-projeto-‘avancar-cidades’

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na manhã desta sexta-feira, 05, uma coletiva de imprensa para prestar esclarecimentos à população são-miguelense sobre o andamento das obras do projeto ‘Avançar Cidades’, que prevê melhorias nas Ruas Valetim Celeste Palavro, Marechal Cândido Rondon e nas ruas no Bairro Santa Ana.

O projeto, que foi financiado na Caixa Econômica Federal em 240 parcelas, ou seja, para se pago durante 20 anos, foi recebido com muitos erros e paralisado, por falta de documentações, principalmente da área ambiental.

Assim que assumiu o Governo, a gestão Motta/Claudio Rodrigues correu contra o tempo e conseguiu uma liberação do IAT (Instituto Água e Terra) para inicialmente concluir uma das pontes previstas, que estava com as obras paradas por meses. Retomados os trabalhos, a liberação do tráfego no local aconteceu em menos de 60.

Porém, como foi uma autorização e ainda não foram emitidas as licenças ambientais por parte do IAT, a Caixa Econômica Federal não fez o pagamento da parte da obra relacionada à ponte. Uma empresa foi contratada na gestão anterior para realizar o projeto ambiental, porém acabou abandonando o contrato e agora é necessária outra empresa especializada para realizar o mesmo. Apesar desta situação, o Governo Municipal tem se reunindo com representantes da Caixa e uma solução está sendo alinhada.

Dando sequência à execução do Avançar Cidades, foram encontradas muitas falhas no projeto, que teve um custo aproximado de R$ 180 mil, que foi pago pela gestão anterior. Como exemplo, não estavam previstos os acessos aos estabelecimentos e residências ao longo das ruas, meio-fio, e as alterações no relevo ao longo das vias, além de serem constatados erros de topografia e no projeto estrutural da ponte sobre o Rio Leão. Essas falhas impossibilitam a execução do projeto no momento, pois ele não pode ser alterado por ter sido aprovado e licitado no ano passado.

A gestão Motta/Claudio Rodrigues está trabalhando para buscar junto aos órgãos competentes a autorização para as alterações necessárias no projeto. Estudos e levantamentos de campo já foram realizados e o projeto atualizado foi encaminhado para análise técnica e jurídica desses órgãos.

‘Pedimos paciência para nossa comunidade. Nós recebemos esse projeto cheio de falhas e as obras estão paralisadas por causa desses erros. Estamos lutando incansavelmente para resolver tudo o quanto antes. Uma coisa podemos garantir, nós vamos solucionar tudo e essa obra será concluída da melhor maneira’, garantiu o vice-prefeito, Claudio Rodrigues.

Participaram da coletiva de imprensa o prefeito Motta; o vice-prefeito, Claudio Rodrigues; e os secretários municipais de Planejamento,  Gunar Henrique Guedes; Obras e Viação, Rodrigo Frigo; e de Finanças, Ledenir Presa. O pronunciamento foi transmitido ao vivo na fanpage da prefeitura e você pode assistir clicando aqui.

Compartilhe isso

O post Prefeitura de São Miguel presta esclarecimentos sobre as obras do projeto ‘Avançar Cidades’ apareceu primeiro em Portal Costa Oeste.

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin