ADMINISTRADA PELA ADECADI

Adolescente do Paraná é investigado após ameaçar divulgar ‘nudes’ da ex de 15 anos que vive nos EUA, diz polícia

Um adolescente de 17 anos que mora em Castro, nos Campos Gerais do Paraná, está sendo investigado pela suspeita de ameaçar divulgar fotos íntimas da ex-namorada. A jovem tem 15 anos, é brasileira, mas mora nos Estados Unidos, no estado da Flórida, onde fez a denúncia à polícia.

Nesta quinta-feira (18) o jovem foi alvo de uma operação da Polícia Civil, que cumpriu mandados de busca e apreensão em residências de Castro e Ponta Grossa – onde o adolescente morava a até um mês atrás.

A investigação apura os atos infracionais análogos aos crimes de perseguição, cyberbullying e ameaça de divulgação de imagens de conteúdo sexual, diz Vieira.

De acordo com o delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, os jovens mantiveram um relacionamento amoroso virtual por cerca de um ano.

“Inconformado com a tentativa de término da relação, o rapaz, reiteradamente, ameaçou divulgar fotos e vídeos íntimos que possuía da então namorada, perseguindo-a, causando intenso abalo emocional durante meses. A jovem vítima, inclusive, em uma oportunidade, acabou se automedicando e acionando a emergência nos EUA por não aguentar mais a pressão feita pelo adolescente infrator”, explica.

Na operação, foram apreendidos eletrônicos que agora serão analisados pela equipe de investigação para reunir provas e apurar se há outras vítimas.

Segundo o delegado, devido ao adolescente estar colaborando com a investigação e não ter efetivado a divulgação das imagens, a princípio a polícia não pedirá a internação do jovem.

A identidade dos envolvidos não foi revelada. O g1 tenta identificar a defesa do adolescente.

“Revenge porn”

A operação foi chamada de “Revenge”, em alusão à expressão “revenge porn”, termo em inglês que significa “pornografia de vingança”.

“Nela o autor utiliza fotos e/ou vídeos da própria vítima para ‘se vingar’, ameaçando ou efetivamente divulgando estas fotos na internet” explica o delegado Fernando Vieira.

A ação policial ocorreu após troca de informações entre a polícia norte-americana, o laboratório de operações cibernéticas do Ministério da Justiça, de Brasília, e a Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa.

Vídeos mais assistidos do g1 PR: