ADMINISTRADA PELA ADECADI

Adolescentes retiram corpo de túmulo e fazem piada em cemitério de Piraquara

De acordo com a delegada Juliana Cordeiro, na última quinta-feira (20), os agentes tomaram conhecimento do vídeo no qual as jovens aparecem “ultrajando, zombando, de uma ossada humana em um cemitério de Piraquara“, na Região Metropolitana de Curitiba.

Juliana explicou ao g1 neste sábado (22) que a investigação foi concluída e encaminhada à Vara da Infância e Juventude de Piraquara para aplicação da medida socioeducativa.

A delegada afirmou ainda que duas das três adolescentes são irmãs e que o trio confirmou ser autor do vídeo.

Todavia, as adolescentes disseram que não arrombaram o túmulo, onde estava o corpo, por ele estar previamente aberto, e que agiram por curiosidade.

Elas relataram que tudo ocorreu há mais de um mês e que não sabem indicar de qual túmulo retiraram o corpo.

Leia também

A delegada Juliana Cordeiro afirmou que os pais das três adolescentes foram acionados e afirmaram saber do episódio.

Assim como as filhas, eles foram intimados a ir até a delegacia. De lá, conforme a delegada, saíram com data marcada para comparecer ao Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O que é vilipêndio de cadáver

Segundo a legislação brasileira, suspeito do crime de vilipêndio de cadáver podem ser condenados de um a três anos de reclusão.

“No Direito Penal temos as penas de detenção e reclusão, sendo as de reclusão mais graves. A pena do crime de vilipêndio é mais alta que a de injúria, calúnia e difamação, que são crimes que desrespeitam as pessoas que estão vivas, por exemplo. É como se a gente tutelasse de uma maneira ainda mais especial a honra dessas pessoas que não estão aqui para se defender”, explica a advogada Juliana Bertholdi.

Outros artigos sobre criminalização de condutas contra os mortos

Além do artigo 212, o Código Penal Brasileiro tem outros que preveem a criminalização de algumas condutas contra os mortos. Confira abaixo:

➡️Art. 209 – Impedir ou perturbar enterro ou cerimônia funerária:
Pena: detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único: Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

➡️Art. 210 – Violar ou profanar sepultura ou urna funerária:
Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.


➡️Art. 211 – Destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele:

Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.

Os vídeos mais assistidos do g1 PR: