ADMINISTRADA PELA ADECADI

Alerta indica risco de tempestades em 125 cidades do Paraná; veja lista

O aviso indica a possibilidade de chuvas e ventos fortes e queda de granizo entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (24), da meia-noite ao meio-dia.

Segundo o Inmet, a chuva pode acumular entre 30 e 60 mm por hora e totalizar entre 50 e 11 mm por dia.

Para os ventos, a previsão é que as rajadas alcancem até 100 km/h.

Com isso, o instituto alerta para os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o retorno das chuvas em parte do estado na segunda-feira (24) se deve ao avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil.

“Nos Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e no litoral as precipitações ocorrem preferencialmente a partir da tarde, enquanto no oeste, sudoeste e no sul as chuvas ocorrem em vários momentos da segunda-feira. Não se descarta ocorrência de tempestades de forma bem pontual. No noroeste e no norte a chance de chuva é muito baixa, por isso ainda faz bastante calor. As rajadas de vento seguem moderadas, principalmente entre o final da manhã e tarde.

O Simepar também ressalta que o tempo continua mais instável entre terça (25) e quinta-feira (27), com chuvas ocorrendo com maior frequência na metade sul paranaense.

“No noroeste e no norte, os eventos devem ser muito isolados (mais nuvens do que chuva)”, informa.

Como se proteger de tempestades

Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados.

Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.

Cidades com alerta de tempestade

Inmet emite alerta de tempestade para segunda-feira (24) — Foto: Reprodução/Inmet

Veja, abaixo, a lista das cidades que estão com alerta de tempestade para segunda-feira (24), segundo o Inmet:

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR