Tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná para garantir a venda do produto no momento certo.
Aplicativo ajuda pequenos criadores de peixes
O aplicativo “Vendo Meu Peixe”, criado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem ajudado os piscicultores do estado.
Há sete anos, Luiz Carlos, de Toledo, no oeste, produz peixes e encontrou na ferramenta digital o auxílio para garantir a venda do produto no momento certo.
“Você passa os dados para frigorífico e ele já fica a par do crescimento do peixe e pode se programar para o abate. Para mim, foi muito bom”, comenta Luiz Carlos.
Aplicativo facilita comercialização de peixes no Paraná — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Segundo a engenheira de pesca Dayane Regina Lenz, a criação do aplicativo veio da observação de alguns gargalos na cadeia produtiva, como o momento da comercialização.
“O produtor colocava o peixe na água, gastava para produzir, mas quando chegava na hora da comercialização ele não sabia para onde enviar esse peixe, ficava buscando compradores”, diz.
De acordo com a professora, o aplicativo também traz benefícios para os compradores que encontram com facilidade as ofertas, a regularidade e as informações necessárias.
“Ela é uma ferramenta tão versátil que tem outros estados que estão utilizando”, finaliza.