A receita rende até oito fatias.
Ingredientes
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido;
- ¼ de xícara de água em temperatura ambiente;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- 1/2 xícara de amido de milho (ou farinha de trigo, de aveia, de grão-de-bico ou fubá);
- Sal a gosto.
- 2 xícaras de legumes picados (cebola, alho-poró, berinjela, tomate, cenoura, cogumelos, etc);
- Uma xícara de abobrinha ralada;
- Uma colher (sopa) de óleo;
- Sal e temperos a gosto;
- Uma colher (chá) de café solúvel;
- Uma colher (chá) de shoyu (molho de soja) ou melado;
- 2 colheres (sopa) de água fervente;
Modo de preparo
Aprenda receita de empadão de grão-de-bico e legumes — Foto: Caminhos do Campo/RPC
Comece pelo recheio. Em fogo médio, coloque na panela o óleo, a cebola e o alho-poró, além de uma pitada de sal.
Quando a cebola ficar dourada é hora de colocar os outros legumes: cenoura descascada e bem picada e, depois, abobrinha, tomate, milho e berinjela – use os ingredientes de sua preferência. Tempere com sal a gosto e mexa bem.
Para deixar o recheio mais cremoso, adicione abobrinha ralada. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, com a panela tampada. Finalize com um queijo de preferência.
Para a massa, cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão por dez minutos com um pouco de sal. Deixe de molho por algumas horas.
Em um recipiente, coloque o grão e água. Acrescente uma pitada de sal e duas colheres de sopa de óleo. Em um mixer ou processador de alimentos, coloque a mistura para moer. Isadora não recomenda usar um liquidificador, porque o grão é mais pesado e pode danificar o aparelho.
Acrescente o amido de milho aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. O amido pode ser substituído por farinha de trigo, integral, sem glúten, ou, ainda, farinha de aveia, de grão-de-bico ou de linhaça, por exemplo.
Divida a massa pronta ao meio. Cubra a forma com uma das partes, preenchendo bem todos os lados.
Para abrir a massa que vai em cima do empadão, use um saco plástico para que ela não grude. Acrescente o recheio na forma e cubra com essa parte da massa. Com ajuda de uma faca ou espátula, retire o excesso e ajuste o preparo.
Com um pouco de água, também dá para alisar a massa. Depois, faça alguns furinhos para que o empadão não estufe. Para finalizar, a dica de Isadora é pincelar com um pouco de café diluído em água. “Não vai ficar o gosto do café e, no final, a massa fica bem dourada”, ela diz.
Leve para assar no forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 a 40 minutos. As sobras da massa também podem virar deliciosos biscoitinhos.