ADMINISTRADA PELA ADECADI

‘Chuva de sementes’ ajuda a preservar florestas no Paraná

Força-tarefa de policiais, agricultores e integrantes do MST contou com a ajuda de helicóptero para dispersar toneladas de sementes de árvores ameaçadas de extinção.


'Chuva de sementes' ajuda a reflorestar o Paraná

‘Chuva de sementes’ ajuda a reflorestar o Paraná

Uma força-tarefa de agricultores, policiais e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) percorreu cinco cidades do Paraná com a missão de fazer “chover sementes” para ajudar na preservação das florestas.

Com a ajuda de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram dispersadas 12 toneladas de sementes de araucária e da palmeira jussara, ambas árvores da Mata Atlântica ameaçadas de extinção.

As sementes são preparadas antes, para que germinem mais rápido. Depois, são lançadas de pontos estratégicos. A aeronave imita a natureza espalhando sementes, assim como aves e morcegos fazem, mas em uma proporção muito maior.

Nesta sexta-feira (7), a RPC acompanhou a ação em Antonina, no litoral do Paraná. Por lá, os moradores sonham com uma floresta viva. Veja no vídeo acima.

O lançamento das sementes é preciso e foca nos pontos onde ainda a floresta tem que se desenvolver.

Helicóptero dispersa sementes de árvores ameaçadas de extinção no Paraná — Foto: RPC Curitiba

Esse jeito de plantar já apresenta resultados. As primeiras sementes, espalhadas no ano passado, já estão crescendo. Pesquisadores e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanham o desenvolvimento das plantas.

“Nas áreas onde ocorreram as semeaduras a gente teve a germinação, ela foi muito positiva e agora, o monitoramento vai ser no sentido de verificar a permanência dessas espécies no local”, explica Rafael Prado, chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama no Paraná.

Os vídeos mais assistidos do g1 PR: