ADMINISTRADA PELA ADECADI

Cinco marcas de café do Paraná estão na lista do governo federal como impróprias para consumo; veja quais

Lista foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e engloba produtos onde foram identificadas matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos.


Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo — Foto: Ministério da Agricultura

Cinco marcas de café do Paraná estão na lista das 24 consideradas impróprias para consumo a partir da análise do Departamento de Inspeção do Ministério da Agricultura. Veja a lista abaixo.

Segundo o governo federal, os produtos foram desclassificados após ser verificada a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.

Veja marcas paranaenses presentes na lista:

  • Lagobom – Lote 8;
  • Paranaense – Lote não informado;
  • Sansão – Lote não informado;
  • Sansão – Lote não informado;
  • Castro – Lote 4.

A lista do Ministério da Agricultura foi divulgada na sexta-feira (28).

  • as matérias estranhas são grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras;
  • as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.

O g1 entrou em contato com as empresas, e representantes da Lagobom e Paranaense informaram que os lotes indicados pelo Ministério da Agricultura foram recolhidos imediatamente.

Até a última atualização desta reportagem, empresa responsável pelas marcas Sansão não havia retornado o contato. Em relação à empresa responsável pelo café Castro, o g1 não conseguiu contato.

🤔 O que fazer caso tenha adquirido algum produto?

A orientação do Ministério é deixar de consumi-los, e solicitar a substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

E, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, a orientação é que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR.

Vídeos mais assistidos no g1 PR: