ADMINISTRADA PELA ADECADI

Defesa de farmacêutica que vendeu curso diz que influencer só concluiu aulas de peeling de fenol após morte de empresário em SP; suspeita nega

“A plataforma [na qual o curso está hospedado] diz que Natalia Fabiana de Freitas Antônio concluiu o curso somente no dia 8/6. É um curso de seis horas”, afirmou o advogado Jeffrey Chiquini.

A advogada da influencer nega as declarações. A defesa afirma que a influencer emitiu o certificado do curso online no dia 8 de junho, a pedido dos advogados, mas que fez o curso em junho de 2023.

Natalia é dona da clínica que aplicou o peeling de fenol em Chagas, que morreu em 3 de junho, cerca de duas horas após o procedimento. Ela foi indiciada por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar, e responde ao crime em liberdade.

No interrogatório à polícia paulista, Natalia contou que aprendeu a aplicar o fenol após comprar no ano passado, por aproximadamente R$ 500, um curso virtual com Daniele Stuart, farmacêutica que atua em Curitiba, no Paraná.

A Polícia Civil do Paraná afirmou que tomou conhecimento dos fatos, está apurando o caso e que oitivas serão realizadas nos próximos dias.

Natalia Becker e Henrique Silva Chagas — Foto: Reprodução

Curso online

Segundo Chiquini, a plataforma que hospeda o curso questiona se os interessados têm a formação acadêmica que permitiria a realização desse procedimento.

O advogado defendeu que a cliente é uma profissional habilitada para fornecer esse curso, que classificou como “conceitual” e não especializante.

Na plataforma, o curso promete que o profissional irá “entender como o peeling funciona, como fazer a aplicação correta e também as fórmulas de preparação de pele, do peeling, fórmula selante e pomada pós peeling”.

O fenol é um composto orgânico ácido que provoca uma reação inflamatória na pele. A inflamação causa descamação da superfície do tecido. O objetivo é reduzir manchas, rugas e cicatrizes, devolvendo a elasticidade da face.

Certificado do curso de peeling de fenol de Natália Becker, indicando conclusão em junho de 2024 — Foto: Acervo Pessoal

Além disso, Chiquini reforçou que a influencer não implementou as práticas ensinadas por Daniele Stuart no curso online.

“Natalia mentiu na delegacia. Ela não foi aluna da doutora Daniele. Ela não aplicou o protocolo ensinado pela doutora Daniele”, afirmou o advogado.

‘Profissionais habilitados’

Farmacêutica fala sobre conteúdo do curso online sobre peeling de fenol

Farmacêutica fala sobre conteúdo do curso online sobre peeling de fenol

A farmacêutica Daniele Stuart afirmou que esclarece, ao longo das aulas disponíveis no curso, quais são as pessoas que podem ser submetidas ao peeling de fenol e quais os profissionais autorizados a aplicá-lo.

“Nas videoaulas eu sou enfática dizendo quais são as pessoas, os pacientes, que são propícios e qualificáveis para aplicar o fenol. Então, têm classificações de fototipo e classificações de saúde. Não pode ser uma pessoa que tenha doenças cardíacas, doenças renais…”.

“Também, durante o curso, eu sou enfática em dizer, e na apostila está escrito, que nós profissionais habilitados podemos trabalhar com fenol. Nas videoaulas, se vocês tiverem acesso, vocês vão verificar que eu sou extremamente cuidadosa e extremamente transparente sobre quem pode, ou não, aplicar o fenol”, afirma.

Farmacêutica Daniele Stuart oferece cursos de estética pela internet — Foto: Reprodução/Instagram

Entenda o caso

Henrique Chagas tinha 27 anos e era dono de um pet shop em Pirassununga, interior de São Paulo, onde foi enterrado.

Há três anos, namorava o administrador Marcelo Camargo, de 49 anos, que mora em Campinas, também no interior do estado.

Imagens mostram paciente que fez peeling de fenol momentos antes de passar mal em SP

Imagens mostram paciente que fez peeling de fenol momentos antes de passar mal em SP

Marcelo contou que o namorado teve uma reação súbita após se queixar das dores que estava sentindo assim que acabou o procedimento.

“Ele apertou meu braço, arregalou o olho e… sufocado, disso ele já foi… e dali não tinha mais nada”, relatou.

Henrique pagou R$ 5 mil pelo tratamento. O empresário se queixava de marcas de acne que adquiriu na adolescência.

A Polícia Civil de São Paulo aguarda o resultado do laudo que apontará a causa da morte do paciente. A principal hipótese é a de que ele morreu em razão do fenol.

Influencer não tem registro para atuar na área

Apesar de a influencer Natalia se apresentar nas redes sociais como esteticista, ela não tem registro na Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco) para atuar na área.

O Studio Natalia Becker foi fechado pela prefeitura após a morte do paciente por suspeita de irregularidades.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná