O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. Se houver segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 27 de outubro. Por enquanto, estão em andamento as negociações por alianças.
Veja a lista dos pré-candidatos, em ordem alfabética, e saiba mais sobre eles mais abaixo:
- Barbosa Neto (PDT);
- Isabel Diniz (PT);
- Jairo Tamura (União Brasil);
- Nelson Villa (PSDB);
- Maria Tereza Paschoal de Moraes (PP);
- Tercílio Turini (MDB);
- Tiago Amaral (PSD).
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e oficializarem os candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. Outros nomes podem surgir até essa data.
O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Esta reportagem é atualizada conforme os pré-candidatos sejam confirmados.
Pré-candidatos à Prefeitura de Londrina
Barbosa Neto (PDT)
Barbosa Neto, pré-candidato à Prefeitura de Londrina pelo PDT — Foto: Reprodução/PDT Londrina
Nascido em Santa Rita do Passa Quatro (SP), Homero Barbosa Neto tem 57 anos e é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Apresentou diversos programas de rádio e TV na cidade.
Foi deputado estadual de 2003 a 2007 e federal de 2007 a 2009. Em 2009, foi eleito prefeito de Londrina.
Concorreu novamente à prefeitura em 2020, quando teve 6.974 votos e não foi eleito.
Isabel Diniz (PT)
Isabel Diniz, pré-candidata pelo PT — Foto: Reprodução/PT Londrina
Nascida no distrito de Paiquerê, em Londrina, Isabel Diniz tem 56 anos. É formada em História pela Universidade Católica de Goiás e tem especialização em Educação do Campo e Direito Agrário.
Está no Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1996. Foi candidata a vice-prefeita em 2020 e deputada estadual em 2022, mas perdeu as duas eleições.
Jairo Tamura (União Brasil)
Jairo Tamura, pré-candidato pelo União Brasil — Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Londrina
Jairo Tamura nasceu em Uraí, no norte do Paraná, e tem 59 anos. É formado em Agronomia e Direito.
Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez em 2008. Foi reeleito em 2016 e em 2020, estando no terceiro mandato na Câmara Municipal.
Coronel Villa (PSDB)
Nelson Villa, pré-candidato à Prefeitura de Londrina pelo PSDB — Foto: Reprodução/Agência Rese7
Nelson Villa, que se apresenta como Coronel Villa, Júnior nasceu em Londrina e tem 53 anos. Entrou em 1991 na Polícia Militar.
Comandou a antiga 4ª Companhia Independente (hoje 30º Batalhão) e o 5º Batalhão, além de ter passado por outras unidades da corporação. Atualmente ocupa o cargo de coronel.
É bacharel em Direito e tem especialização em Direito Penal e em Direito do Estado. É a primeira vez que concorre a um cargo político.
Maria Tereza Paschoal de Moraes (PP)
Maria Tereza Paschoal de Moraes — Foto: Devanir Parra/CML
Maria Tereza Paschoal de Moraes (PP) tem 43 anos e é secretária municipal de Educação de Londrina desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP), em 2016.
Maria Tereza é advogada e professora, tendo atuado de 2000 a 2012 em sala de aula. Foi secretária municipal de Educação de Ourinhos de 2013 até março de 2016.
Possui pós-graduação em Gestão Pública pela CLP/Harvard/EUA e é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Também possui formação como intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais).
Tercílio Turini (MDB)
Tercílio Turini, pré-candidato pelo MDB à Prefeitura de Londrina — Foto: Orlando Kissner/Alep
Nascido em Jaú (SP), Tercílio Turini tem 79 anos. Em 1975, formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Foi vereador por quatro mandatos consecutivos em Londrina, de 1993 a 2008. Entre 2001 e 2002, presidiu a Câmara Municipal. Em 2010, ficou como suplente de deputado estadual, e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em janeiro de 2013.
Foi reeleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022.
Tiago Amaral (PSD)
Tiago Amaral — Foto: Divulgação
Tiago Amaral (PSD) nasceu em Londrina e tem 37 anos.
Formado em Direito, atuou como advogado, com foco em Gestão Pública e Direito Público. Foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por políticas que estimulam o desenvolvimento dos municípios, até assumir o cargo de deputado estadual, em janeiro de 2015.
Foi reeleito em 2019 e 2022. Atualmente, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Concorreu à Prefeitura de Londrina em 2022, quando teve 10.808 votos e não foi eleito.