Em Maringá, 5 mil pessoas ainda não foram retirar a carteira de identidade

De acordo com a coordenadora do instituto, Samantha Zachytko da Mota, um novo documento leva em média 20 dias para ficar pronto. Entretanto, muitas pessoas não voltam ao local para buscar.

“Quando o documento fica pronto, a pessoa recebe um SMS no celular, avisando que está disponível. É só ela retornar com o número do SMS aqui no balcão para retirar”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, as regras para retirar o documento variam de acordo com a idade da pessoa.

Para menores de 16 anos, a retirada deve ser feita pelos pais ou por um representante legal. Para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, a retirada pode ser feita pelo próprio solicitante ou pelos tutores legais. Maiores de 18 anos, apenas o próprio titular pode retirar o documento.

No caso dos documentos solicitados pela internet, é necessário que o solicitante vá presencialmente retirar o documento, pois precisará passar por autenticação biométrica.

Novo RG

Desde agosto de 2022, o Brasil está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Porém, a emissão se tornou obrigatória no dia 6 de março do ano passado.

A nova CIN traz uma identificação única, por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todo país. Por isso, é preciso estar com o cadastro regular para fazer a nova carteira de identidade.

Como solicitar

No Paraná, a solicitação da CIN pode ser realizada de maneira online ou presencial.

Em Maringá, todos os dias são disponibilizadas 140 vagas para quem deseja emitir a CIN. O atendimento é realizado na 9ª Subdivisão Policial.

O solicitante deve levar a certidão de nascimento ou de casamento e o número do CPF.

Novo RG — Foto: Reprodução/Globo

VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR