Um empresário de Curitiba, proprietário de hotéis, decidiu reformar um contêiner para abrigar pessoas em situação de rua. A intenção é instalar a estrutura na região central de Curitiba e cobrar o preço simbólico de R$ 1 a pernoite – apenas devido a questões burocráticas.
“Vou tirar nota fiscal um por um, vou dar o serviço como uma hotelaria minha. […] É muito difícil você não ter um teto, eu acho muito triste a pessoa não ter, no final da tarde, um local para passar a noite”, afirma Walter de Castro Junior.
Empresário reforma contêiner para abrigar pessoas em situação de rua, no Paraná — Foto: Reprodução/RPC
A estrutura possui 24 quartos individuais – 12 de cada lado – e banheiro. Roupa de cama, água e alimentos devem ser levados pelos usuários.
A parte de baixo também conta com um espaço para deixar cães. A intenção é abrigar as pessoas que não vão para abrigos devido ao impedimento de levar animais consigo, explica Walter.
“Tem um nicho que não quer ir para abrigos por regras, por uma série de situações que os abrigos tem ter também, a gente consegue entender. E tem esse público, essa parcela que não vai, porque tem essa característica. O meu intuito é atender esse [público]”, afirma o empresário.
O hoteleiro afirma que vai bancar sozinho este primeiro contêiner. Se a experiência for positiva, ele vai buscar parceiros pra construir mais unidades.
“Parece que eu estou devolvendo parte dessas bênçãos que vieram para mim. Por mim, teria em todas as cidades do Brasil onde tem necessidade, essa é a ideia”, ressalta.
Empresário Walter de Castro Junior — Foto: Reprodução/RPC
População em situação de rua em Curitiba
De acordo com relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgado em setembro de 2023, Curitiba é a sétima cidade do país com o maior registro de pessoas em situação de rua no Cadastro Único.
A capital paranaense fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza.
Segundo o governo, em 2022 Curitiba tinha quase 3,5 mil pessoas em situação de rua registradas no CadÚnico.