Estudantes do Paraná desenvolvem adaptadores de filtros de água para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Iniciativa foi pensada por servidor municipal e acabou sendo executada por alunos de uma escola municipal.


Estudantes de escola pública participam de projeto para ajudar o Rio Grande do Sul

Estudantes de escola pública participam de projeto para ajudar o Rio Grande do Sul

Alunos de escolas municipais de Guaratuba, no litoral do Paraná, estão produzindo adaptadores para filtro de água que serão enviados para o Rio Grande do Sul, onde muitos municípios foram destruídos por conta de enchentes.

A ideia surgiu do servidor municipal Luiz de Souza, que, nas horas de folga, participa de uma rede nacional de ajuda humanitária. Este grupo tem, entre os integrantes, designers projetistas que compartilharam o projeto do adaptador para filtro.

Projeto é desenvolvido por escola municipal de Guaratuba (PR) — Foto: Reprodução/RPC

A iniciativa saiu do papel após a Secretaria Municipal de Educação aceitar a proposta do funcionário público. Os estudantes do 5º ano começaram a desenvolver o aparelho nas aulas de robótica por meio de impressoras 3D.

“Quando vi as impressoras, percebi que tínhamos estrutura para fazer algo pelos gaúchos”, disse Souza.

Os adaptadores levam 9 horas para ficarem prontos. Um lote de 120 aparelhos será enviado ao Rio Grande do Sul junto com doações arrecadadas por moradores de Guaratuba na semana que vem.

“Elas ficaram felizes em ajudar e conseguimos mostrar que nada melhor do que colocar experiência com tecnologia pra incentivarmos a solidariedade”, afirmou a secretária de Educação, Fernanda Monteiro.

Mais assistidos do g1 PR