ADMINISTRADA PELA ADECADI

Expolondrina: história de gado zebuíno da Índia que chegou ao Brasil na década de 1960 é um dos assuntos da feira

Novo setor da feira é dedicado à genética de animais de grande porte.


Conheça a história do gado zebuíno que veio da Índia

Conheça a história do gado zebuíno que veio da Índia

A edição de 2024 da ExpoLondrina, realizada entre os dias 5 e 14 de abril, trouxe um novo setor dedicado à genética de animais de grande porte e uma exibição sobre a história do gado zebuíno no estado.

O diretor de atividade pecuária da Sociedade Rural de Londrina, Luigi Carrer Filho, explica que a “Expogenética”, inaugurada este ano, tem por objetivo ser uma vitrine de animais de alto valor no mercado.

“A ideia é trazer uma genética de alta qualidade para produtores, embriões, sêmens. Fica como um shopping durante a exposição”, explica.

Zebuíno: história de gado trazido da Índia na década de 1960 é assunto na Expolondrina — Foto: Caminhos do Campo/RPC

História de décadas

Na primeira edição do novo setor, a história do gado zebuíno foi escolhida como tema. A história começa há seis décadas, na Índia, onde o gado do Marajá de Bavnaghar encantou um pioneiro de Londrina.

Como explica a historiadora Rúbia Fernandes da Silva, ‘o senhor Celso, ao frequentar as feiras pecuárias no triângulo mineiro, identificou nessa primeira leva de gados zebuínos uma maior rusticidade e adaptabilidade ao território brasileiro.

Viu ali uma oportunidade de resolver problemas que ele estava identificando e foi então que desenvolveu a importação de gados da Índia na década de 1960.

Conhecida pelo grande porte, atualmente, a espécie custa mais de um R$ 1 milhão, muito por conta do melhoramento dos rebanhos, ano após ano.

Durante a exposição, o Museu da Sociedade Rural do Paraná aproveitou o acervo de fotos e vídeos para trazer um pouco dessa memória para as gerações atuais.

Trechos de entrevistas com familiares de Celso Garcia Cid são exibidos junto com imagens raras da importação de gado da Índia.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná