Mais de 330 mil paranaenses usam sistema estadual de bloqueio de telemarketing; veja como fazer

Cadastro pode ser feito por pessoas jurídicas e físicas. Após a solicitação, o bloqueio entra em vigor em até 30 dias.


Mais de 330 mil paranaenses utilizam sistema para bloquear chamadas de telemarketing — Foto: Amanda Koiv/Celepar

Mais de 331 mil pessoas usam o sistema estadual de bloqueios de ligações de telemarketing para evitar chamadas indesejadas no telefone. O Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT) pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas. (veja passo a passo abaixo).

O cadastro não permite restringir empresas específicas. Ele abrange todas as empresas de telemarketing, incluindo aquelas que prestam serviços para instituições bancárias. Após a solicitação, o bloqueio entra em vigor em até 30 dias.

Se as ligações permanecerem, o usuário pode registrar uma reclamação na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) com informações da data, hora e nome da empresa responsável pela ligação.

As empresas de telemarketing também podem conferir quais números estão bloqueados e, portanto, não devem receber ligações pelo sistema. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as multas por violar essas regras podem variar de R$ 900 a R$ 12 milhões.

Veja como bloquear ligações indesejadas de telemarketing ☎️

  • Para o bloqueio, é preciso registrar o(s) número(s) de telefones, fixo ou móvel do consumidor no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing;
  • A solicitação pode ser feita pelo site do programa, pelo telefone (0800 41 1512) ou em umas das sedes do Procon do estado.
  • É preciso fornecer os seguintes dados: nome, nº do RG e CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e e-mail.
  • O cadastro e o acesso são totalmente gratuitos.

Veja passo a passo pela internet:

1 – Para fazer a solicitação do bloqueio, o consumidor precisa ter cadastro na Central de Segurança do Paraná, que pode ser feito na aba “Ainda não sou cadastrado”. Acesse o site aqui.

Site do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing — Foto: Reprodução

2 – Em seguida, o usuário deve escolher o tipo de cadastro – pessoa física ou jurídica – para o direcionamento do bloqueio.

Site do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing — Foto: Reprodução

3 – Por fim, nos dois tipos de cadastro, o consumidor precisa registrar as informações pessoais e adicionar os números de telefones desejados para a restrição de ligações de telemarketing.

Site do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing — Foto: Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná