ADMINISTRADA PELA ADECADI

Mulher alvo de 76 boletins de ocorrência é presa em Ponta Grossa por vendas de falsa aposentadoria

Investigações continuam. Quem tiver informações que possam a ajudar a polícia pode entrar em contato por telefone.


Suspeita de vender falsas aposentadorias é presa em Ponta Grossa

Suspeita de vender falsas aposentadorias é presa em Ponta Grossa

Uma mulher de 44 anos foi presa nesta segunda feira (8) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, por estelionato e associação criminosa. Segundo a Polícia Civil de São João do Triunfo, ela participava de um esquema de vendas de falsa aposentadoria. O nome dela não foi divulgado.

Há 76 boletins de ocorrência contra ela, a maior parte por fraude. O delegado, Mateus Santarelli, afirma que a investigação identificou que a fraude acontecia em duas etapas.

“O esquema fraudulento ocorria em duas etapas: inicialmente uma funcionária do sistema de Saúde era a responsável por selecionar as vítimas, dava-se preferência para aquelas com baixa instrução. Em um segundo momento, após a triagem das vítimas, essas eram atendidas por uma suposta advogada, que ardilosamente cobrava valores em dinheiro sob o pretexto de que essas seriam aposentadas pelo INSS, mesmo ciente da impossibilidade de recebimento do benefício”, detalha.

O delegado cita que as reuniões com as vítimas aconteciam em um estabelecimento comercial da cidade e, quando as vítimas não tinham dinheiro em espécie, o proprietário fornecia uma máquina de cartão, participando da ação criminosa.

Nesta segunda também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São João da Triunfo e região, onde vive boa parte das vítimas. As investigações continuam.

Quem tiver informações que possam ajudar na investigação podem entrar em contato pelos telefones 181 ou pelo (42) 3447-1263, de forma anônima.

Uma das agências do INSS, em Curitiba, fica no Centro da cidade — Foto: Amanda Menezes/RPC

Os vídeos mais assistidos do g1 PR: