Número de motoristas multados por dirigir sem óculos ou lentes cresce no Paraná; infração é gravíssima

Levantamento mostra que 30% dos motoristas no estado têm observação na CNH que indica necessidade de uso de óculos ou lentes.


Número de multas a motoristas sem óculos dispara em 2024 no Paraná

Número de multas a motoristas sem óculos dispara em 2024 no Paraná

A cada dez motoristas no Paraná, três precisam de óculos ou lentes de contato para dirigir. O dado faz parte de levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que revela alta de 77% do número nos últimos dez anos.

Hoje, do total de quase 6 milhões de motoristas no estado, 1,7 milhões têm na CNH uma letra “A” indicando a necessidade de uso de óculos ou lentes para dirigir. A indicação é feita pelo médico no momento da renovação da carteira de motorista.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no primeiro semestre deste ano disparou o número de motoristas multados por dirigir sem usar óculos ou lentes no Paraná. A infração é gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 300 reais.

Em todo o ano passado foram 184 flagrantes. De janeiro a junho de 2024 já foram 198 infrações do tipo.

O capitão Marcio Rodrigues, da PRF, reforça que a não utilização da lente corretiva, quando indicada, representa um risco de trânsito.

A oftalmologista Andrea Freitas Teixeira atribui a alta do número de motoristas que precisam de óculos ou lente a fatores como o uso de telas, o envelhecimento da população e doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

No processo de renovação da CNH, caso o médico identifique que o motorista precisa de óculos ou lente, deve encaminhá-lo ao oftalmologista e só após a consulta com o especialista é possível repetir o exame de vista no Departamento de Trânsito.

Indicação na CNH de que o motorista precisa de óculos ou lentes para dirigir — Foto: RPC

Os vídeos mais assistidos do g1 PR: