ADMINISTRADA PELA ADECADI

PRF flagra carreta transitando com apenas metade dos pneus em trecho de serra da BR-376, no Paraná

A corporação também afirma que os pneus existentes estavam em mau estado de conservação e o condutor dirigia fazendo uso de telefone celular, sem utilizar cinto de segurança.

“O que mais chamou atenção, além de ele estar no celular na hora da abordagem: não tinha cinto de segurança, vários pneus faltando. Os que ele tinha estavam lisos, e estava descendo uma região de serra onde dá muito acidente, com muitas vítimas graves e óbitos”, conta o supervisor operacional da PRF no Paraná, Adriano Hubner Schmidt.

“Visível infração de trânsito e risco à segurança viária. O veículo transportava outro veículo de Piracicaba (SP) até Criciúma (SC), uma viagem de mil quilômetros de distância, que necessariamente passa por pelo menos três serras com alto fluxo de veículos”, informa a PRF. Veja no mapa abaixo.

PRF flagra carreta transitando com apenas metade dos pneus em trecho de serra da BR-376, no Paraná — Foto: Arte RPC

Segundo a PRF, o motorista não é o proprietário do caminhão. Tanto ele, quanto o dono receberam, ao todo, dez multas – que ultrapassam R$ 2 mil.

“Ele disse que era a primeira viagem dele, isso a gente está investigando ainda. Ele recebeu multas por não usar cinto de segurança, por usar celular na direção e também pelo exame toxicológico não estar em dia”, informou Schmidt.

O restante das multas, relacionadas ao veículo, foram direcionadas ao proprietário.

“No veículo, foram observadas diversas irregularidades, a maioria relacionada ao estado de conservação. Entre elas, chamou a atenção o cronotacógrafo, um equipamento obrigatório para veículos de carga que registra a velocidade e o tempo de direção, estar sem certificação obrigatória do INMETRO, não validando qualquer registro no caso de um acidente, por exemplo”, aponta a PRF.

Segundo os policiais, o veículo já havia sido autuado pela PRF em 2023 por outras irregularidades que não foram sanadas.

“Pelo risco à segurança dos usuários da rodovia, a carreta foi removida para o pátio, tendo sua liberação condicionada à regularização das condições do veículo”, afirma.

O nome do motorista não foi revelado.

PRF flagra carreta transitando com apenas metade dos pneus na BR-376, no Paraná — Foto: PRF

Vídeos mais assistidos do g1 PR: