ADMINISTRADA PELA ADECADI

Professor que foi enforcado por aluno em sala de aula no Paraná diz que pensa em deixar a profissão

A afirmação foi dada à RPC durante uma conversa por telefone. Ele preferiu não gravar entrevista, e afirmou que está abalado com a agressão.

O caso aconteceu no Colégio Estadual Santos Dumont na última quarta-feira (12). A cena do professor sendo enforcado pelo aluno foi filmada por uma testemunha.

Nas imagens, o estudante aparece segurando o educador pelo pescoço. Ele está abaixado no chão, e, junto com outro aluno, tenta afastar o agressor, mas sem sucesso.

Aluno enforca professor dentro de sala de aula em escola pública no Paraná — Foto: Reprodução/RPC

A violência só é interrompida com a chegada de um terceiro estudante. O g1 optou por borrar as imagens para preservar a vítima e porque os estudantes que aparecem no vídeo são menores de idade.

A direção do colégio disse que a agressão foi praticada após o professor mexer a mesa do aluno, que se recusou a se juntar à fila formada com os outros colegas.

Investigação

A Polícia Militar (PM) foi acionada pela diretora da instituição de ensino, que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) junto com a vítima na Polícia Civil.

A situação foi encaminhada para a Vara da Infância e Juventude para apuração de ato infracional praticado pelo adolescente.

Em um ano, mais de 30 denúncias

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) afirmou, em nota, que o caso foi registrado na Ouvidoria do órgão.

Entre abril de 2023 e maio de 2024, o setor recebeu 34 denúncias de agressões cometidas por alunos contra professores da rede estadual.

Os números foram obtidos pelo g1 por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O levantamento inclui agressões físicas, verbais, discriminação de gênero e injúria racial.

Mais assistidos do g1 PR