A definição foi formalizada em convenção partidária realizada em um hotel da cidade junto ao Cidadania, com quem o PSDB forma uma federação.
“O próximo prefeito, no ano que vem, vai gerir um orçamento de R$ 1,7 bilhão. A população espera uma melhoria significativa no transporte coletivo, uma melhora significativa na saúde pública de Foz do Iguaçu, na infraestrutura urbana, na mobilidade urbana, que tá travando a cidade de Foz do Iguaçu… são uma série de investimentos que o próximo prefeito pode atender a população com R$ 1,7 bilhão”, disse o candidato.
Ao todo, a federação homologou a candidatura de 16 para vereadores.
No evento, também foi definido o nome de Fernando Maraninchi (MDB) como candidato a vice-prefeito na chapa.
Inicialmente, no dia 30 de julho, Maraninchi foi lançado como candidato a prefeito na convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Porém, nesta sexta (2), a convenção da federação PSDC/Cidadania o anunciou como vice de Silva.
Conforme o calendário eleitoral, de 20 de julho a 5 agosto as convenções partidárias devem definir oficialmente os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. O pedido de registro na Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto, para então, esses políticos serem considerados candidatos.
Conheça Samis da Silva (PSDB)
Samis da Silva (PSDB) — Foto: RPC Foz do Iguaçu
Filho do ex-prefeito de Foz do Iguaçu Dobrandino Gustavo da Silva, Celso Samis da Silva, de 57 anos, também já foi prefeito da cidade entre 2001 e 2004. Ele tentou se reeleger, mas perdeu para Paulo Mac Donald.
Ainda em Foz do Iguaçu, se elegeu vereador entre 1993 e 1994. Entre 1995 e 1998 também ocupou o cargo de deputado estadual. Em 2008 tentou uma nova eleição ao cargo de prefeito, mas foi novamente derrotado por Paulo Mac Donald. Em 2010, foi candidato a deputado estadual, mas não se elegeu.
Ele respondeu por processo de improbidade administrativa e estava com direitos políticos cassados, mas decisão recente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) permitiu que ele dispute a vaga.